segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Dalai Lama em Portugal

Agora tal como em 2001 no governo Guterres, o governo e o parlamento não vão receber oficialmente o Dalai Lama para não ferir as "susceptibilidades" do governo chinês, que nos anos 50 do seculo XX invadiu o Tibete obrigando o seu lider a viver exilado desde então.

Este post não tem como objectivo falar dessa atitude cobarde e subserviente, nem falar da atitude chinesa que não é minimamente desculpabilizada pela passagem dos anos, mas refletir sobre a coerência do mundo, particularmente dos que se dizem de esquerda.

No reinante espirito anti-americano que se vive na Europa há vários anos onde os EUA são os culpados de todo o mal do mundo, muitos foram aqueles que se levantaram indignados contra a 2ª guerra do Iraque onde o "país do Bush" era responsavel pela invasão de uma país longinquo e com uma cultura diferente, como se isso fosse desculpa para a ausencia de democracia naquela região do globo. Particularmente, entre os mais fervorosos estavam exactamente os actuais governantes de Portugal, bastando para isso lembra-nos da cimeira com Aznar, Barroso, Blair e Bush nos Açores onde os então membros da oposição manifestaram vivamente o seu descontentamento.

Não estando aqui a defender nem a criticar a intervenção no Iraque, o que mais me surpreende é a coerência deste mundo. Criticaram e criticam os EUA da forma como criticam, acusando-os de uma invasão mesmo sabendo que os EUA nunca consideraram o Iraque parte do seu territorio e são completamente complacentes com a China numa verdadeira invasão a um país pacifico e até pacifista, que jamais colocaria a soberania de qualquer outro país em causa. Será que aqui, as "desculpas" do país longinquo e da cultura diferente não são também razões mais que suficientes para defender o direito à auto-determinação do povo tibetano, tal como foi feito com Timor?

Eu daqui consigo tirar pelo menos 2 grandes conclusões. A primeira é que os EUA aceitam bem melhor as criticas que a China e a mais triste e importante de todas, é que naturalmente existem 2 pesos e 2 medidas conforme as conveniências.

É vê-los nas televisões a chamar de Salazaristas a todos os que não pensam como eles, mesmo os liberais que por logica elementar estão bastante mais longe que eles de Salazar e entretanto vão passar férias a Cuba onde naturalmente as pessoas vivem bem e livres.

Enfim, a coerência deste mundo...

4 comentários:

Anónimo disse...

Em relação à primeira "grande conclusão", gostava de contrapor o documentário "Shut Up & Sing". Bastante ilustrativo do quanto podemos estar equivocados sobre o EUA . E a segunda é do La Palice, não é?

JNM disse...

Sabes Ricardo, o petróleo que há debaixo do Potala em Lhasa não chega para mover a opinião e a crítica pública. É pena.

Papoila disse...

bebé,lol , sei q me vais matar mas o "bebé" cai-te como uma luva..melhor, é como a chupcha na boca de um bebé..ahahahha! Mr R, isso do ser-se "liberal" é mto fun (all the fun) na teoria. Do tipo,sabes q tds conhecemos pessoal q apesar de viver no sec xxi ainda ta preso a mentalidades mto mto "20 anos atras" ( o q é assustador (em variossss niveis lol))Sejam gajos, sejam gajas o atraso tá lá!...Cabe o sapatinho as cinderelas q mto masculinizadas falam(=leia-se criticam) do resto do sector feminino como se o ideal seria ser-se como elas (eww, mto ewww....afinal, q modelitos sao aqueles?medoooo meus srs, mto medooo)...E vestem a camisola os gajos q n aceitam q venha outro macho dominar a area (o entendimento deles ..tb nada a ver portt)...Face a isto pgto: mas tu ainda te espantas com a cenita da vinda de Sua Santidade Dalai Lama a Pt e acontecer "isso"???????Aiii bebé....
;)
(tas c vontade de me bater n tas? bate la mas devagarinho ahahah) ;)

Karina disse...

Oi Oi oi! Entao que se passa que agora já nao escreves no blog? Gostava de ler! grrrrr...afinal nao fui so eu que resolvi fazer 1 pausa nos posts ....mas recomecei ontem!
Escreve mais posts...ta na altura! Beijokinhas